sábado, 28 de fevereiro de 2015

Gilson Mangarat - Um breve relato

Outrora conhecido no circuito metal carioca como 'Gilson Bruxo', começou a tocar contrabaixo desde cedo em uma banda Punk de Brasília, onde morou por dois anos. De volta ao Rio, montou sua própria banda de Black Metal 'Phuneral', onde era vocalista.

Ovacionados como uma das primeiras bandas de black metal do país, nessa mesma época participaram de vários shows no antigo 'Caverna', juntamente com bandas como Sepultura, Korzus e Dorsal Atlântica. Convertido ao cristianismo desde 1989, Gilson Mangarat é guitarrista, vocalista, compositor, poeta e escritor, além de ávido leitor da Bíblia.

Suas influências musicais são inusitadas, como por exemplo: Jimi Hendrix, João Alexandre, Pixinguinha, Ela Fitzgerald, Oseas de Paula, Milad, Oficina G3, Chico Buarque, Chet Baker, John Coltrane, Steve Vai,
Led Zeppelin, Vinícius de Moraes, Pink Floyd e Metallica.
Leitor voraz da Bíblia, Fernando Pessoa, Gabriel Garcia
Marques, Philip Yansei e Vinícius de Morais.

Release banda PRIMEVA

Com músicas próprias assinadas, arranjadas e produzidas pela própria banda, a PRIMEVA foi formada em Janeiro de 2016 por Gilson Mangarat (voz/violão). A este se juntou o virtuoso baixista e produtor musical Tiago Adrenna. Para a bateria convidaram o excepcional Iuri Santana. Depois chegou Beto Vieira com sua guitarra maravilhosa à la Hendrix. 

Todos os integrantes são bastante 'rodados', tanto no cenário cristão quanto 'secular'. Gilson Mangarat, por exemplo, além dos 30 anos de experiência com ministério de louvor da igreja batista, tocou com bandas de heavy metal (nos anos 80) no extinto Caverna 2 e no Circo Voador várias vezes. Tiago Adrenna e Iuri Santana são produtores musicais renomados e requisitados por muitos artistas do meio secular e cristão, além de Beto Vieira, que é envolvido com a música desde muito cedo... 

Moradores do bairro de Jacarepaguá, todos sofreram forte influência de bandas de Blues, Indie e Pop Rock, entre outros estilos musicais, originando como resultado harmonias recheadas de guitarras e muita pulsação ritimica.

Os ensaios acontecem no estúdio próprio da banda. "Queremos consolidar no cenário musical cristão nossa verve despojada em músicas com rifs e refrões marcantes, sempre buscando trazer nosso público às reflexões sobre a caminhada cristã e os dilemas da vida, além de transparecer nosso senso crítico apurado em relação aos problemas atuais, tanto no seio da igreja quanto em relação à sociedade em geral" - comentou Mangarat. "Fazemos música para adoração e exaltação à Deus, mas de forma que atinja e gere modificação nas pessoas e no sistema" - concluiu Tiago Adrenna.

Com prévias de lançamento do 1º Ep para Novembro de 2018, a banda já tem apresentações em várias datas agendadas até Maio de 2019. Deus é Fiel !